segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A USABILIDADE E A CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS AUXILIAM NA FIDELIZAÇÃO DO LEITOR INTERNAUTA (PARTE 5)

Um bom ciberjornalista precisa ter em mente, e este ponto dependerá muito de sua formação, que a boa prática da usabilidade transita pela convergência de diversos fatores que vão desde a linguagem escrita no meio digital propriamente dita à linguagem audiovisual inerente à produção multimídia.
O que se busca em usabilidade hoje em dia é reunir aspecto gráfico atraente, leve, que exija poucos comandos, utilize todos os recursos disponíveis e que coloque o produto final, no caso em tela, as notícias, como premissa principal, facilitando a navegabilidade do usuário. É necessário conhecer o usuário e ter, antes de tudo, credibilidade. “Achar que o mais importante é oferecer as últimas notícias o mais rápido possível é um grande equívoco do meio”, Ferrari (2007, p. 49).
Os pesquisadores Souza, Bernardo e Oliveira, no artigo Convergência Midiática no Portal Canção Nova: estudo de caso, apresentado no XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Curitiba-PR, em setembro deste ano, defendem que uma interface amigável não se trata somente em ter um site convidativo; para os autores, existem vários aspectos ligados a este espaço da internet que devem ser considerados para que o sucesso da página de notícias no mundo virtual atinja sua usabilidade máxima, como explicam abaixo:

"A criação de uma interface amigável não implica somente em juntar um conjunto de imagens interessantes, textos longos e formas bonitas em uma janela cheia de cores e esperar que qualquer usuário seja capaz de utilizá-la e tirar o melhor proveito dela. Ao contrário, para que uma interface seja considerada amigável, ela deve seguir alguns parâmetros: ser de fácil utilização, possuir uma baixa taxa de erros, ser atrativa ao usuário, além de propiciar uma fácil recordação".
(Souza, Bernardo & Oliveira. 2009 p.1)

Em razão disso, distintos especialistas em tecnologia e em comunicação têm procurado estudar a relação homem-máquina no sentido de desenvolver interfaces atraentes, com baixo volume de erros reportados e que torne o uso dos computadores mais agradável ao usuário comum da internet.
Ainda segundo os pesquisadores, ergonomia, navegabilidade, flexibilidade de interação, velocidade de navegação e capacidade de convergência são conceitos indispensáveis a uma boa usabilidade.

(continua...)

Nenhum comentário: