quarta-feira, 10 de setembro de 2014


ESTUDO DIZ QUE REFRIGERANTES DIET PODEM ENGORDAR
As pessoas que adotaram bebidas dietéticas ou com zero açúcar a fim de diminuir em parte o consumo de calorias podem ter uma grande decepção. Um estudo concluiu que o consumo prolongado dessas bebidas “pode influenciar processos psicológicos de forma que, a longo prazo, aumenta a necessidade do consumo de calorias”.

A pesquisa, liderada pela psicóloga Sarah Hill da Texas Christian University, realizou uma série de experimentos revelando que bebidas adoçadas artificialmente têm impacto nas nossas reações subsequentes a alimentos doces de formas diferentes às bebidas adoçadas com açúcar ou as com zero açúcar, ou seja, tais alimentos ativam um desejo sem satisfazê-lo, o que aumentaria nossa vulnerabilidade ao primeiro alimento de alto teor calórico que apareça pela frente.

Em outras palavras, o corpo é enganado achando que está recebendo uma bomba calórica. Quando percebe que não recebeu aquilo que fora prometido, ele entra num estado de cobrança. Algo como “Cara, cadê minha caloria?”.

O objetivo do estudo visa mostrar que a busca por não ingerir calorias em excesso, o que levou boa parte da população mundial buscar apoio em refrigerantes dietéticos, ou bebidas com zero açúcar, teve um efeito contrário e as pessoas, ao invés de controlar seu peso, acabaram engordando em longo prazo. Sarah Hill teve a ideia de estudar esse fenômeno a partir de dados que mostram que a sociedade global nunca teve taxas tão altas de obesidade quanto nos dias de hoje.

Portanto, você que entra na pizzaria e já vai pedindo um refrigerante zero de modo a espantar a culpa que sentou à mesa ao lado, pode ir revendo seus conceitos. O ideal é saber balancear quando comer alimentos com alta carga calórica.

Nenhum comentário: