quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A USABILIDADE E A CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS AUXILIAM NA FIDELIZAÇÃO DO LEITOR INTERNAUTA

Marcelo Alves Feitoza1
Rafael Cavalcanti de Faria1
1 Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro, RJ

RESUMO

Este trabalho se propõe a analisar a questão da fidelização do leitor na internet, tendo como base os autores Pollyana Ferrari, que disserta sobre o desenvolvimento do jornalismo digital no Brasil, em “Jornalismo Digital” (3ª Ed. São Paulo. Contexto. 2009), e sobre as novas perspectivas do uso da hipermídia em “Hipertexto, Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital” (São Paulo. Contexto. 2007); e Henry Jenkins com “Cultura da Convergência” (Ed. Aleph, 2008 – São Paulo, Brasil). Os autores apontam em seus estudos o termo “usabilidade”, definindo-o como uma forma de se buscar a fidelização de um novo perfil de leitor. Enquanto Pollyana se foca na questão da fidelização através da usabilidade, Jenkins detalha vários aspectos da chamada convergência digital. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo demonstrar como a usabilidade e a convergência das mídias auxiliam na fidelização do exigente e seletivo leitor internauta. Além de mostrar que não basta ter sites bem elaborados, se a interface para o usuário é de difícil navegação.

Palavras-chave: Internet; Convergência; Usabilidade, Jornalismo On Line, Fidelização.

INTRODUÇÃO

Com a explosão da internet, os usuários se viram um tanto perdidos com tanta informação chegando. Algumas dessas pessoas, observando a convergência dos meios de comunicação, aproveitaram para iniciar novas formas de como divulgar, informar e se comunicar com o resto do mundo.
Em pouco tempo pipocaram uma série de páginas na internet, cada uma à sua maneira, querendo um espaço para informar. Como os grandes conglomerados da comunicação, começaram a divulgar notícias e a participar ativamente de um mercado que antes pertencia apenas a grandes grupos como Globo, CNN e BBC.
O cenário mostrava-se único para a mudança no formato de divulgação da informação como era conhecido. Pois esses sites começaram a noticiar aquilo que julgavam ser de seu interesse. A sociedade por sua vez, adorou a novidade, porque assim conseguia encontrar informação sobre o que lhe interessava sem rodeios, intervalos comerciais ou assuntos que não julgava interessantes.

(continua...)

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