terça-feira, 19 de agosto de 2014

NOVO RECURSO DO FACEBOOK ESTRAGA PIADAS


Não poderia ser mais irônico: uma nova aplicação nas postagens do Facebook indica quando uma atualização de status é séria ou apenas uma brincadeira, tirando uma parcela de irreverência da rede social.

Chamada de “sátira”, o recurso vem sendo testado há um mês pela empresa de Mark Zuckerberg. Trata-se de uma etiqueta que indica quando uma postagem é uma ironia ou piada sobre algum assunto, deixando mais claro para os usuários o conteúdo que circula pelos murais.

Se por um lado tudo fica mais “preto no branco”, por outro retira a capacidade do indivíduo de interpretar o texto. Muito da interatividade do Facebook, assim como outras redes sociais, está na dualidade de seu conteúdo, dizem alguns geradores de conteúdos. Gregório Duvivier, ator e comediante do grupo Porta dos fundos, encara como uma limitação de criatividade: “A graça da ironia está no risco. É preciso correr perigo”.

Já seu colega de Porta dos Fundos e criador do site Kibe Loco, Antonio Tabet, diz que pouco afetaria e até acha boa a iniciativa, numa tentativa de inibir conteúdo espalhado de má fé na internet: “Acho até bom que isso aconteça, (...) tem muita gente que espalha coisas falsas achando que isso é suficiente pra ser chamado de humor, quando não é”.

O Facebook afirmou que a etiqueta identificando o teor de certos conteúdos na rede seria uma resposta aos apelos de diversos usuários com dificuldade de discernir links sérios de brincadeiras.

Nenhum comentário: