Não poderia ser mais
irônico: uma nova aplicação nas postagens do Facebook indica quando uma
atualização de status é séria ou apenas uma brincadeira, tirando uma parcela de
irreverência da rede social.
Chamada de “sátira”, o
recurso vem sendo testado há um mês pela empresa de Mark Zuckerberg. Trata-se
de uma etiqueta que indica quando uma postagem é uma ironia ou piada sobre
algum assunto, deixando mais claro para os usuários o conteúdo que circula
pelos murais.
Se por um lado tudo fica
mais “preto no branco”, por outro retira a capacidade do indivíduo de
interpretar o texto. Muito da interatividade do Facebook, assim como outras
redes sociais, está na dualidade de seu conteúdo, dizem alguns geradores de conteúdos.
Gregório Duvivier, ator e comediante do grupo Porta dos fundos, encara como uma
limitação de criatividade: “A graça da ironia está no risco. É preciso correr
perigo”.
Já seu colega de Porta dos
Fundos e criador do site Kibe Loco, Antonio Tabet, diz que pouco afetaria e até
acha boa a iniciativa, numa tentativa de inibir conteúdo espalhado de má fé na
internet: “Acho até bom que isso
aconteça, (...) tem muita
gente que espalha coisas falsas achando que isso é suficiente pra ser chamado
de humor, quando não é”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário