quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DESDE 2013, POLÍCIA DA ISLÂNDIA NÃO USA ARMAS


Em dezembro do ano passado, a polícia da Islândia foi acionada para atender uma ocorrência em um prédio na capital Reykjavik. Nada demais até que o morador do local apareceu armado e atirando contra os policiais. Ao revidar, um agente acabou matando o homem de 59 anos com histórico de doenças mentais.

O fato foi tão marcante que todo o país ficou de luto, os policiais foram encaminhados para acompanhamento psicológico e abriu-se um grande debate sobre a violência entre os habitantes de lá. Thora Arnorsdottir, editora do Serviço Nacional de Radiodifusão da Islândia (RUV no idioma local), disse na época: “O país está em choque, não é algo que acontece por aqui”.

A Islândia é um país independente desde 1944, sendo essa a primeira vez que um cidadão foi morto a tiros pela polícia! Guardas de rua inclusive são portam armas de fogo ao fazer o patrulhamento ostensivo: “Não queremos policiais armados. É perigoso; é ameaçador”, afirmou Arnorsdottir. Entretanto, a Islândia ocupa a 15ª posição no ranking mundial de pessoas proprietárias de armas: “Faz parte da nossa cultura. Armas são usadas para caça, mas você não vê armas por aí”, enfatizou a jornalista.


De dezembro do ano passado até hoje, o superintendente do Departamento de Polícia Islandês disse que seus homens não usam armas de fogo desde então.

Nenhum comentário: