terça-feira, 26 de agosto de 2014

TECNOLOGIA PODE CRIAR CARRO MOVIDO A MACONHA


A cannabis sativa – popularmente chamada de maconha – já é uma poderosa matéria prima na indústria e na medicina em diversos países. O que pesquisadores agora descobriram é que a planta pode ser uma poderosa matriz energética, inclusive capaz de mover carros elétricos no futuro.

Cientistas da Universidade Clarkson, em Nova York, conseguiram criar um processo onde a fibra da maconha se transforma em supercapacitores com desempenho energético superior ao grafeno, material à base de carbono considerado milagroso por ser mais duro que o diamante, mais condutivo que o cobre e mais flexível que a borracha.

Atualmente o material mais eficiente na produção de supercapacitores é o já citado grafeno, mas o alto custo de produção praticamente torna inviável o seu uso comercial. Já com a maconha, apesar de não possuir todas as características dessa substância, só pelo fato de funcionar da mesma forma para armazenamento de energia custando uma fração do preço, é motivo de sobra para comemoração na comunidade científica.

Aos que ficaram animadinhos com a notícia por outros motivos, um aviso: a maconha utilizada para as experiências é uma versão modificada sem o Tetra-hidrocanabinol (THC), ou seja, não dá “barato”.

Nenhum comentário: