terça-feira, 26 de agosto de 2014

ASTEROIDE PODE ANIQUILAR A RAÇA HUMANA


Os mais alarmados podem ficar calmos, pois isso só deve acontecer em 2880, ou seja, daqui a 35 gerações. Mesmo assim, este é o corpo celeste mais próximo que passará pela Terra, suas chances de impacto são de uma em 300.
Descoberto por pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, o asteroide batizado de 1950 DA viaja a uma velocidade aproximadamente de 60 mil km/h e tem cerca de um quilômetro de diâmetro. Caso a teoria esteja certa e o impacto aconteça, as consequências para a humanidade serão catastróficas, pois um objeto desse tamanho viajando a esta velocidade teria o efeito de 44.800 megatoneladas de TNT, o que provocaria, além da explosão, tsunamis por todo o planeta e a nuvem de poeira levantada mudaria imediatamente o clima.

Como ainda está distante de nós, os cientistas acreditam ser possível mudar a trajetória do pedregulho espacial a fim de evitar o desastre. As atenções para este tipo de acontecimento aumentaram depois da queda de um pequeno asteroide na Rússia, em fevereiro de 2013. Na época, mais de mil pessoas ficaram feridas com o impacto, que cruzou os céus a 19 quilômetros por segundo e foi equivalente a 30 bombas atômicas como a de Hiroshima.

Nenhum comentário: