terça-feira, 26 de agosto de 2014

BOA NOTÍCIA PARA OS AMANTES DA LEITURA


Está cada vez mais próximo ser possível consultar acervos de bibliotecas nacionais de diversos países de forma digital.
Na Noruega, no entanto, esse cenário não é qualquer coisa de distante. É que, ali, a Biblioteca Nacional está a ser digitalizada na íntegra, com processamento de texto incluído, para que possa ser facilmente alvo de pesquisas na internet, como é possível verificar no site da instituição.
Países como Finlândia e o Reino Unido já tinham desencadeado algo semelhante, e o Google, por seu lado, tem digitalizado o catálogo de bibliotecas e outras instituições em vários países, incluindo Portugal, que desde 2008 digitaliza e disponibiliza livros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Mas os escandinavos foram mais longe, ao assinar acordos com várias editoras, permitindo a qualquer pessoa com um endereço IP norueguês consultar material protegido por direitos autorais. O conteúdo de domínio público, por sua vez, estará à disposição de qualquer usuário conectado.
Os responsáveis por esta tarefa gigantesca acreditam que vai demorar entre 20 a 30 anos a conclusão do projeto. As primeiras linhas de trabalho começaram a ser definidas em 2006, e até 2020 a Biblioteca Nacional da Noruega deverá ter digitalizado todo o seu acervo e disponibilizado gratuitamente o seu conteúdo a qualquer cidadão em seu território. Há uma lei por lá onde diz que “todos os livros publicados no país, e outras formas de mídia, têm de ter uma cópia na instituição”.
O extenso acervo contempla desde livros da Idade Média até livros, jornais e filmes recentes, que poderão ser consultados e assistidos a partir de qualquer computador na Noruega, de forma livre e totalmente gratuita.
Até agora, foram digitalizados 350 mil jornais, 235 mil livros e 240 mil páginas de manuscritos, o mesmo para outros formatos, como programas de rádio ou televisão. Vale lembrar que a completa digitalização da Biblioteca Nacional da Noruega não representará a morte da coleção física, que se manterá intacta.

Nenhum comentário: