sexta-feira, 22 de agosto de 2014

VENEZUELA TERÁ BIG BROTHER DA VIDA REAL


O governo da Venezuela anunciou que irá fazer um cadastro biométrico de todos os cidadãos que compram regularmente nos centros de abastecimento estatais e supermercados privados do país. Nas palavras do presidente Nicolas Maduro, a medida tem como objetivo evitar a compra em grandes volumes de produtos que compõem a cesta básica e depois serem vendidos a preços mais valiosos no mercado negro.

Outra intenção, segundo o presidente venezuelano, é diminuir o desperdício de alimentos e as filas nos já citados centros de abastecimento, uma vez que cada cliente só poderia levar uma determinada quantidade de produtos baseada na média de consumo mensal. Entretanto, alguns analistas enxergam nessa ação uma forma de controle da população sobre aquilo que devem ou não consumir e qual quantidade podem comprar. Já no aspecto político, especialistas alertam para o monitoramento não só de pessoas comuns, mas também membros da oposição ao Chavismo.

Apesar de possuir uma das maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela enfrenta uma grave crise de abastecimento. Itens básicos muitas vezes somem das prateleiras dos supermercados. O anúncio do cadastro biométrico pode ser um sinal do agravamento dessa crise aliado aos interesses totalitários do governo do presidente Nicolas Maduro.

Nenhum comentário: